Ao continuar visitando este site você aceita o uso de cookies para nos ajudar a melhorar a sua experiência como usuário. Saiba mais.

Parcerias e codesenvolvimento no coração da P&D da Lesaffre

co-dev_bandeau

 

Nos campos da panificação, saúde e nutrição humana, animal ou vegetal, química verde e biocombustíveis, a Lesaffre está plenamente convencida de que aprender uns com os outros é excelente para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento dinâmicos. Nosso grupo participa de projetos de codesenvolvimento de produtos/processos juntamente com nossos clientes, contribuindo para nosso conhecimento científico e tecnológico. O Baking Center™ e os Centros de Culinária da Lesaffre ao redor do mundo oferecem terreno fértil para esse tipo de trabalho colaborativo. Esses centros de ciências aplicadas dão aos nossos clientes acesso a equipamentos de pesquisa de ponta e o apoio e a orientação de um painel de peritos especializados. Tudo isso fornece grande vantagem quando se trata de otimizar receitas e criar novas fórmulas de ingredientes, produtos e processos para aumentar a competitividade industrial.

Produtos inovadores criados em cooperação com os clientes

Desenvolver sinergia capaz de lançar produtos novos e inovadores no mercado e ajudar os clientes a controlar melhor seus processos e custos de fabricação por meio de ingredientes naturais de alta qualidade são as ideias básicas que fundamentam a estratégia de codesenvolvimento da Lesaffre. Muitos avanços nas áreas de saúde e nutrição, para não mencionar a biotecnologia, foram alcançados por meio dessa abordagem colaborativa. Eles incluem as leveduras Gustal e Lynside Pro GI+ da Lesaffre, bem como o projeto Futurol.

Gustal para panificação

Por meio do trabalho de codesenvolvimento, a Lesaffre e os nossos clientes são capazes de coletivamente atender às novas expectativas dos consumidores e das autoridades de saúde pública em termos de saúde, nutrição e dietas balanceadas.
Com seu objetivo de reduzir o teor de sal no pão, a levedura de panificação desativada Gustal ilustra isso perfeitamente. Essa levedura original agora permite que padeiros artesanais reduzam a quantidade de sal em suas baguetes e outros pães especiais em cerca de 30% sem modificar suas propriedades reológicas e, ao mesmo tempo, intensifiquem o sabor do pão assado.

Lynside Pro GI+ para a saúde humana

O papel benéfico dos componentes de levedura em equilibrar as funções básicas do corpo (crescimento, metabolismo celular, defesa imunológica e antioxidação) já foi comprovado cientificamente. O Lynside Pro GI+ foi desenvolvido para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de SII (síndrome do intestino irritável) e outras perturbações digestivas. Estudos clínicos realizados em usuários demonstraram a capacidade da levedura probiótica em reduzir a dor, o desconforto intestinal e o inchaço e em manter saudáveis as funções digestivas.

Futurol, o biocombustível de segunda geração

Confrontada com a necessidade de reduzir nossa dependência dos combustíveis fósseis, a Lesaffre está investindo ativamente no desenvolvimento de combustíveis de segunda geração, o que constitui a base do projeto Futurol com vários parceiros. O objetivo desse projeto europeu de grande escala é a finalização de um processo de produção de bioetanol celulósico utilizando matérias-primas não alimentares provenientes de subprodutos agrícolas e florestais, resíduos e biomassa. Com essa finalidade, a Lesaffre está realizando pesquisas para a criação de novas cepas de leveduras que otimizarão a fermentação e a produção de etanol de todos os açúcares lignocelulósicos da biomassa. Em paralelo, o grupo também está envolvido no financiamento da construção do protótipo industrial do projeto.

Uma abordagem integrada que promove a transferência do projeto para o produto

A estratégia de codesenvolvimento da Lesaffre se beneficia de dois catalisadores para o sucesso: o desempenho do nosso Departamento de P&D e os recursos de nossos centros de ciências aplicadas. Nossa rede de Baking Center™ agora conta com 30 centros técnicos distribuídos por todos os continentes, que trabalham para atender às necessidades das indústrias, dos profissionais artesanais e dos comerciantes ao longo da cadeia de valor, que começa pelo trigo passa pela farinha e termina no pão. Agora, eles contam com a ajuda dos Centros de Culinária abertos aos industriais agroalimentares e que lhes fornecem verdadeiro suporte estratégico, focado em questões reais dos clientes. Eles oferecem uma ampla variedade de serviços voltados ao desenvolvimento aplicado: suporte técnico, treinamento personalizado, monitoramento tecnológico, ferramentas analíticas, laboratórios de avaliação da qualidade sensorial etc.

Pesquisa aberta ao mundo

Em um mundo cada vez mais aberto e conectado, a P&D da Lesaffre tem uma abordagem totalmente multidisciplinar, internacional e com a participação de vários parceiros. Por exemplo, mais de 180 pesquisadores experientes trabalham em estreita colaboração com cerca de 60 universidades e centros de pesquisa de todo o mundo, além de contar com a cooperação de especialistas de renome mundial, governos e associações. Ao mesmo tempo, a P&D da Lesaffre também está envolvida em uma série de projetos europeus.

Parceiros da Lesaffre

  • EMBL – Laboratório Europeu de Biologia Molecular
  • Universidade Paris-Sud
  • Universidade de Auvergne
  • Universidade de Perugia
  • Polytech Lille
  • Universidade Goethe de Frankfurt am Main
  • Universidade de Lorraine -> análise/desenvolvimento de mofo
  • Universidade de Bordeaux II
  • Instituto de Tecnologia de Universidade de Artois (IUT)
  • EZUS Lyon
  • INSA Toulouse
  • Miogemix
  • Shymex
  • VIB
  • INRA (Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agrícola) -> Interações entre texturas e o sabor do pão
  • Nizo Food Research -> Centro técnico holandês
  • Genfit
  • ANS-Biotech/Analgésia